domingo, 19 de abril de 2009

Justificativa para um estágio de arte!!


Pelas aulas observadas, percebi que o 6º ano “F” é uma turma muito ativa e colaboradora, gostam de sarrabiscar e os desenhos estão começando a evoluir conforme a idade, dessa maneira, eles estão sempre abertos para novos tipos de materiais e estilos de arte.

A escolha do tema arte Naíf foi para que as crianças tenham um conhecimento amplo sobre alguns tipos de arte, muitas vezes desconhecidas pelas pessoas. Por ser uma arte popular vem a caracterizar as diferentes formas de usos de materiais e desenhos de seus criadores.

Considerando que a arte naif é uma arte “popular”, é conhecida por ser uma pintura ingênua e ás vezes primitiva (no Brasil). Em geral os artistas são autodidatas e as pinturas produzidas não seguem nenhum tipo de tendência ou escola. É interessante que eles percebam que mesmo que uma pessoa não estude arte pode produzir obras com verdadeiro valor para ser reconhecida como tal. Henri Rousseau foi um dos principais artistas Naíf e em sua primeira exposição foi acusado pela crítica de ignorar as regras elementares de desenhos. Mas no começo do século XX despertou o interesse e a admiração de inúmeros artistas e intelectuais, conseguindo que seu trabalho fosse reconhecido em Paris. José Antônio da Silva é considerado o maior artista Naíf do Brasil, foi pintor e escritor, seus feitos pessoais e como artista o revelaram antena de nossa cultura da raízes.

Henri Rousseau - "Sleeping Gypsy"